O empreendedorismo é uma maneira de se destacar no mercado de trabalho – e investir em franquias também é uma forma de fazer isso. Conheça neste artigo quais são as principais tendências de franquias em 2022.

Investir em uma franquia é uma maneira muito certa de obter bons resultados empreendendo, uma vez que é trabalhar em algo que já deu certo antes, mesmo que em outra região.

O que sabemos sobre o mercado de franquias em 2022? 

De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o mercado de franquias tem registrado crescimento. Só para se ter uma noção, o faturamento do setor no último trimestre de 2021 foi 8% mais alto do que na comparação ao período anterior, em 2020. Esse faturamento é de 47,3 bilhões de reais no período acumulado.

E se você também está pensando em investir em franquias neste ano, saiba que chegou ao lugar certo. A seguir, confira quais são as principais tendências de franquias para 2022.

  1. Segmento de beleza, saúde e bem-estar 

Franquias no segmento de beleza, saúde e bem-estar estão entre as tendências para o ano. O motivo é simples: o assunto está cada vez mais em voga e não é difícil convencer as pessoas de quererem se sentir melhor e mais bonitas.

  1. Segmento odontológico

mercado odontológico é um dos que mais cresce no Brasil, e prova disso são os números apresentados pelo CFO, em pesquisa recente. Segundo o Conselho, esse nicho do mercado conseguiu arrecadar mais de R$ 38 bilhões nos últimos anos.

Além disso, para destacar ainda mais a força do mercado brasileiro, podemos citar que, segundo a mesma pesquisa, somos o 4º país que mais movimenta a economia nesse sentido. A preocupação com a saúde bucal está em alta.

  1. Segmento de educação e beleza

O setor de beleza não para de crescer no Brasil. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), mesmo em um ano com recessão de 4,1% do PIB, este segmento cresceu 5,8%, demonstrando excelentes oportunidades para quem deseja empreender.

E junto com as oportunidades de negócios na área, surge também a demanda por mão de obra. Afinal de contas, é necessário dispor de profissionais qualificados para executar os serviços. Sobretudo em um segmento que está diretamente relacionado à autoestima e qualidade de vida dos consumidores.

Desta forma, o mercado de cursos profissionalizantes na área de beleza inevitavelmente acompanha o crescimento do setor.

  1. Segmento de serviços automotivos

O brasileiro é apaixonado por carro. Algumas cidades do País, como São Paulo, por exemplo, há quase o mesmo número de habitantes/carros.

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a frota de veículos em circulação no Brasil chegou a aproximadamente 94 milhões de unidades em 2017. Isso significa que há muita demanda por serviços voltados ao mercado automotivo

  1. Segmento de Energia Solar

A energia solar fotovoltaica é a fonte de energia que mais cresce no mundo. O Brasil é um dos países mais ensolarados e tem um tamanho continental que lhe dá a oportunidade de se tornar uma nação líder em energia solar fotovoltaica. Existe muito potencial a ser desenvolvido.

Com um imenso potencial a energia solar fotovoltaica proporciona uma vasta gama de benefícios positivos para as empresas, governos e a sociedade em geral. O setor contribui para o desenvolvimento sustentável do mundo e do País, especialmente em três esferas: ambiental, socioeconômica e estratégica.

Já sabe em que investir?

Se estiver em dúvidas sobre como começar nesse mercado não hesite em entrar em contato com o Grupo Kalaes, uma Holding Multissetorial de Franquias que traz ao mercado 28 anos de experiência no segmento.