É crescente o número de mulheres que caminham para o mundo do empreendedorismo. Com a pandemia, muitas delas perderam seus empregos ou tiveram que fechar suas empresas e como solução encontraram no franchising uma oportunidade de investir em um modelo de negócio estruturado que garantisse retorno financeiro e segurança.

De acordo com o estudo “Liderança Feminina no Franchising”, realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), as mulheres representam 48% dos franqueados no Brasil.

Investir em uma franquia é uma ótima opção de negócio por inúmeras razões, mas especialmente porque no dia a dia você contará com o suporte e a expertise do franqueador para resolver adversidades e desenvolver as melhores estratégias para o sucesso do seu negócio.

Há também o fator flexibilidade, que permite que uma parte da gestão seja feita pelo próprio home-office. Para muitas mães que desejam empreender esta dinâmica de trabalho é um baita ponto positivo, já que abre um espaço maior na rotina para o cuidado dos filhos.

Por onde andam as mulheres no franchising?

Pode parecer clichê, um dos setores mais procurados pelos investidores é o Saúde, Beleza e Bem-Estar, também um dos que menos sofreu com a crise de covid-19. Segundo a Associação Brasileira de Franchising,  em 2020, estes segmentos juntos faturaram R$ 35,276 bilhões e cresceram cerca de 3% em comparação ao ano anterior.

Elas se destacam e não é pouco!

As franquias que estão sob o comando de uma mulher podem ter faturamento até 30% maior do que aquelas que estão sob a gestão de um homem. 

A desenvoltura no meio do franchising está 100% relacionada com o foco, presença, comunicação, simpatia com o cliente, além de paciência, características que, em geral, as mulheres conseguem trabalhar bem. Elas também engajam e inspiram as equipes através do espírito de liderança, condição que influencia diretamente na produtividade do dia a dia.

Seja uma mulher no franchising

Começar uma nova jornada exige tempo, dedicação, autoconhecimento, pesquisa e coragem! Sabemos que você é capaz de tudo isso.

Para te ajudar a dar os primeiros passos, separamos 5 dicas sobre por onde começar e o que fazer em determinadas situações. 

Identifique o mercado em que você quer atuar e estude-o profundamente

Assim como escolher uma profissão é uma decisão extremamente importante e pessoal, determinar em que setor de franquia você irá atuar também é. Não é preciso ser completamente apaixonada pelo negócio, mas é essencial ter bastante interesse nos assuntos que farão parte do seu dia a dia futuramente para que você seja capaz de gerir a sua empresa com maestria.

Dê autoridade às suas palavras, elas valem muito

Muitas mulheres admitem que cruzam com a “Síndrome da Impostora” em diversos momentos da vida, uma espécie de costume em não validar seus próprios conhecimentos, esforços e conquistas. Não duvide da sua inteligência, da sua capacidade de empreender e, muito menos, das suas palavras. 

Tenha coragem de assumir riscos

Vamos abrir o jogo logo no começo:  empreender requer sair da zona de conforto e enfrentar diversos desafios. Como diz o ditado “se fosse fácil não teria graça”, e não teria mesmo, pois teríamos que lidar com problemas em qualquer situação. A diferença é que nesse caso você está indo atrás do que já é seu. É só questão de tempo, suor e também de momentos de descanso, porque você merece.

Inspire-se e aprenda com quem está na mesma jornada

Agora está um pouquinho mais complicado de frequentar eventos, mas busque comunidades virtuais de mulheres empreendedoras e veja o que elas estão fazendo, como chegaram lá, aprenda com elas. Não se esqueça de botar para o jogo tudo o que você sabe e almeja conquistar. Seja o seu cartão de visitas.

Deixe a curiosidade e a criatividade pulsarem no seu sangue

Esteja sempre atualizada do que acontece no mundo e no mercado em que você está/estará inserida. Observe diferentes perspectivas sobre o mesmo tema, agregue referências e busque tendências para sair na frente da concorrência. Nunca pare de estudar, o conhecimento é o maior diferencial que um profissional tem. Aprenda com os erros e desenvolva novas habilidades e soluções a partir deles. Todo mundo erra, isso é um fato consumado, mas a mudança está sob nosso controle.

Está inspirada? Esperamos que sim! O Grupo Kalaes é uma holding de franquias com 27 anos de história e experiência. Atuamos nos setores de Saúde, Beleza e Bem-Estar e estamos de portas abertas para mulheres empreendedoras!

Saiba mais clicando aqui!

Conheça nossas marcas de franquia: 

Além do Olhar (Ana Hickmann)

Maislaser (Ana Hickmann)

Odonto Special (Sabrina Sato)

Entre em contato:  Tel: +55 (11) 2182-7000 |  E-mail: contato@kalaes.com.br