
Saiba o que startups do mundo inteiro estão fazendo de diferente neste mercado e se inspire para inovar no seu negócio
O mercado da beleza está entre os mais importantes para a economia brasileira – e é um dos preferidos dos empreendedores.
Quem tem um negócio neste setor tem diversas oportunidades de negócios, mas precisa inovar para continuar chamando a atenção dos clientes. Saiba o que startups do mundo inteiro estão fazendo de diferente no mercado da beleza e se inspire:
Nascidos no crowdfunding
Sediada em São Francisco, a Linjer tornou-se conhecida pelos lançamentos de acessórios de moda em sites de financiamento coletivo. As campanhas de crowdfunding são exploradas como ferramenta de pré-venda, e os doadores recebem os próprios produtos como recompensa.
Além de levantar dinheiro para a fabricação das coleções, a estratégia visa reforçar o senso de exclusividade entre os seguidores da marca. Nos últimos três anos, a grife americana contabilizou mais de US$ 10 milhões em vendas.
Buscas visuais
A Syte.ai é uma empresa israelense especializada em pesquisas visuais para o setor de moda. A tecnologia tem como base um conjunto de algoritmos que busca roupas e acessórios a partir de imagens de redes sociais e fotografias enviadas pelos usuários.
A solução é compatível com qualquer plataforma de e-commerce. No ano passado, o fundo coreano NHN liderou uma rodada de US$ 8 milhões na operação.
O retorno da assinatura
Depois de um período de baixa, os boxes de beleza voltaram a atrair consumidores com propostas voltadas para nichos de consumo.
É o caso da Memebox, clube de assinatura coreano especializado em cosméticos e maquiagem de estilo oriental. Integrante do portfólio da aceleradora Y Combinator, o serviço gera um faturamento estimado em US$ 100 milhões por ano
Compras com emoção
A Lily é uma assistente virtual de moda que faz sugestões de com- pra orientadas por gatilhos emocionais dos consumidores. Depois de baixar o aplicativo, os usuários respondem questionários sobre suas medidas e como enxergam os próprios corpos (como partes de que mais gostam ou que costumam esconder).
As perguntas também abordam aspectos da personalidade (extrovertida ou tímida) e estilos pessoais. Em sua primeira rodada de aportes, a startup americana captou US$ 2 milhões.
Selfie cosmética
O aplicativo da MatchCo encontra o tom de maquiagem ideal para cada tipo de pele. Os usuários precisam apenas tirar uma selfie com a câmera dos seus iPhones (o software está disponível apenas em versão iOS).
As imagens são processadas por algoritmos de reconhecimento visual. Em seguida, o sistema recomenda linhas de cosméticos produzidas pela empresa. O app contabiliza mais de100 mil downloads até o momento.
Fonte: PEGN