A primeira coisa que vem na mente de quem quer empreender, é decidir em que setor investir, mas, muitas vezes, sem o conhecimento necessário de vários outros itens também fundamentais. Por isso abrir uma franquia é um ótimo caminho para quem quer empreender, sem se arriscar tanto, como a criação de um negócio do zero, mesmo que seja baseado em algum outro negócio já existente.

Apostar em algo novo pode ser arriscado demais para investidores menos experientes e com capital reduzido. Por isso o modelo de franquia, que é um modelo testado, com marca já existente e normalmente conhecida no mercado, proporciona uma aceleração mais rápida e um pouco mais segura ao investidor.

Alguns pontos a seguir, que servirão de guia para quem quer empreender em franquias:

A primeira escolha que o empreendedor deverá fazer, é escolher o setor que mais lhe agrada, pois isso facilita seu engajamento com o negócio. Exemplo: se você não gosta do ramo de alimentação, investir nesse segmento, poderá ser desastroso, frustrante e não lhe dará prazer e assim sucessivamente em outros segmentos. Estude bem o setor que escolherá, pois toda sua energia e capital estarão sobre esse negócio, por muitos anos.

A segunda análise importante, será verificar se o setor escolhido está em alta, se os concorrentes estão indo bem, se existem tendências de crescimento, saturação, etc.

Também é importante saber, que sua dedicação deverá ser total no início de operação, até que a mesma entre em ponto de maturidade, e isso pode demandar muito tempo, e está diretamente ligada à sua gestão de equipe e envolvimento direto de aprendizagem e ação.

Outro fator importante é que no modelo de franquia, o investidor terá muitos aconselhamentos e instruções do franqueador sobre seu capital disponível, auxílio no ponto comercial que pode significar encurtamento de tempo para seu sucesso.

Outros pontos importantes em investir em uma franquia, estão nos estudos feitos pelo franqueador sobre adequações nas instalações, projetos arquitetônicos padronizados, auxílio de fornecedores homologados, evitando-se assim gastos desnecessários com obras, compras de equipamentos e insumos.

Perceba que abrir uma franquia pode ser algo muito vantajoso, mas lembre-se que você terá que seguir padrões da franqueadora e isso não representa engessamento, mas processos a serem seguidos, muito embora não exista entre o franqueador e franqueado uma subordinação direta, mas apenas responsabilidades de ambos na construção de uma rede, que precisa seguir processos e padrões estabelecidos.

Portanto se você não gosta de seguir padrões e processos, não enverede pelo caminho do franchising, pois se tornará um franqueado infeliz, causando problemas de relacionamento com sua rede e com o franqueador.

Participar com sugestões construtivas sempre são bem vindas pela maioria dos franqueadores, desde que estas sugestões sejam para implantação comum de todos os franqueados e aprovadas pela franqueadora.

Analisando os prós e contras, com certeza os pontos positivos são sempre muito maiores, e levam milhares de pessoas no mundo a adotarem esse modelo de negocio, que além de tudo pereniza o investimento dos seus aderentes, pois caso você não se adeque ao modelo de negocio, normalmente o franqueador permite o repasse do negocio a outro investidor. Isso faz toda a diferença, uma vez que dificilmente um novo investidor, conseguiria repassar seu negócio do zero, caso isso acontecesse.

Qualquer investimento precisa ser muito bem analisado, planejado e devera ainda contar com o apoio familiar, depois disso tome a decisão correta e com toda energia que tiver, e acredite que você fará a diferença em seu negócio.

Sidney Kalaes