Através de análises sobre o período que estamos passando, mesmo trabalhando em Home –Office o que podemos ver é que houve uma diminuição de faturamento em todos os setores, porém, ainda existem os clientes que compram, sendo assim, vamos visar essa parcela do mercado.

Vou colocar abaixo uma visão estrategista que é de extrema importância para todos nesse momento.

 

  • Em primeiro lugar cuide de seus funcionários

Estamos vivendo uma onda de medo e incertezas, é necessário que você assuma seu lugar de liderança. Seja o exemplo, é hora de encorajá-los, dê o seu melhor e defina objetivos não só para garantir o emprego deles, mas também com os clientes e familiares. Reúna sua equipe, tenha uma conversa transparente com todos, explique a situação. Treine, oriente e cobre para garantir bons resultados que os façam atingir os objetivos.

 

  • A Velocidade é o que manda no momento

Entenda com agilidade o novo contexto econômico mundial, para que recupere mais rápido o que perdeu. Essa velocidade de adaptação a esse cenário é o sucesso do seu negócio. Agora é hora de reclamar menos e agir mais!

 

  • Converta ao máximo seus serviços em on-line.

Recicle seu CRM, ligue para seus clientes, mande whatsapp, utilize ferramentas de Video – chamadas como Skype e Hangouts.

Departamento Comercial: Mande vídeos, dicas de cuidados nessa quarentena, pergunte como estão enfrentando esse momento e enfatize que sua empresa segue com as normas da ANVISA, veja os clientes que estão finalizando tratamento ou que deveriam voltar a comprar e ofereça promoções personalizadas, visualize as curtidas de suas redes sociais, mande mensagens para seus seguidores.

O importante nesse momento é apoiarmos nosso cliente e abastecê-los com o máximo de informações para que sua empresa não caia no esquecimento. Porém não seja inconveniente, pergunte sempre antes para não correr o risco de ser bloqueado.

  • Comunicação

Use todos as formas de comunicação com o cliente para promover seus serviços nesse momento: use Instagram, Facebook, TikTok, LinkedIn e outras ferramentas. Grave stories com dicas, faça lives com profissionais do setor, posts inteligentes e gere bastante conteúdo.

 

  • Vendas On-line

Se for o caso do seu segmento, invista em um e-commerce. Os clientes estão cada vez mais adquirindo o hábito compras digitais – algo que não irá regredir. Proporcione uma nova experiência de compra on-line para seus clientes, esse mercado aliás registrou alta de 180% nos últimos dias, então não perca a onda, seja rápido e invista em uma loja virtual.

 

  • Lucratividade

Caso trabalhe com estoque, veja diariamente a cotação do dólar. Você precisa garantir que poderá realizar a compra novamente, por isso, mesmo que seus valores sejam diferentes do concorrente, você precisa garantir a lucratividade, mesmo que o faturamento não seja equivalente.

 

  •   Fluxo do Caixa

Analise diariamente, entradas, saídas e veja a liquidez. Crie o hábito de todos os dias verificar seu DRE.

 

  • Contas a pagar

Fale com o seu contador sobre impostos que podem ser prorrogados, converse com a imobiliária sobre o congelamento do aluguel e demais contas que podem ser renegociadas.

 

  • Cortes

Custos devem ser cortados todos os meses, veja se sua empresa tem vazamentos, analise contratos e parcerias, folhas de pagamento: negocie os benefícios como vale refeição, vale transporte e outros, já que sua equipe está em home office. Em resumo analise criteriosamente para não impactar suas vendas.

  • Momento de crise

Nesse momento tudo assemelha-se a uma montanha russa, portanto não regrida, acelere, use seu know-how, invista menos, mas invista em resultados.

10 – Lado emocional

Trabalhe seu psicológico, cuide da sua saúde mental para que seus pensamentos não sejam auto-destrutivos, não seja pessimista, produza mais, enxergue oportunidades.

 

Deixo aqui algumas dicas para vocês perante essa crise.

 

Sidney Kalaes