Em momentos de transição como o que estamos vivendo atualmente no Brasil, com altas taxas de desemprego, queda nos salários e dificuldade de recolocação, muitas pessoas, inclusive muitos executivos, estão encontrando no empreendedorismo, uma nova opção.  Então, surge uma pergunta muito importante: Será que eu tenho perfil empreendedor? Será que serei um empresário de sucesso?

Ao longo desses 25 anos atuando no ramo de franchising, conheci diferentes perfis de empresários e empreendedores, cada um com suas características, pontos fortes e fracos. Para ajudar quem está ingressando no mundo dos negócios, elenquei as 7 características que considero importantes para quem vai iniciar essa jornada.

1) Vontade

Você precisa ter muita disposição para assumir riscos e responsabilidades. Principalmente nos momentos de crise, sua atuação positiva é fundamental. Esse ponto é relevante uma vez que todos passarão por dificuldades, seja mais cedo ou mais tarde, pois a vida de qualquer empresário é dinâmica e sujeita a momentos bons e momentos de adversidades, mas como encaramos esses momentos é que faz toda a diferença nos resultados. Isso é tão significativo que a maioria dos empresários, sem perceber jogam a toalha logo na partida.

2) Ousadia

Ousadia significa não ter medo de alcançar resultados e lutar pelo que planejou. Não deixe o medo se apoderar de você, dos seus negócios e torná-lo refém do fracasso. Sem ousadia, o negócio naufraga. Ousar não é arriscar em um voo cego, mas planejar e acreditar piamente nesse planejamento, assim o executando com plenitude e eficácia. Muitas vezes negando até o que parece impossível, mas se realmente você acreditar no que tem como meta, nada poderá detê-lo, pois se o caminho da esquerda estiver obstruído, iremos pela direita e se ambos se fecharem iremos pelo alto, mas nada interromperá sua meta.

3) Motivação

Acordar todos os dias com ânimo é essencial e fundamental para o progresso de qualquer negócio. Um empresário não pode ficar esperando que um ser de outro planeta venha motivá-lo todos os dias ou que seus colaboradores o façam. A motivação precisa ser diária, de segunda a segunda, 24 horas por dia, pois isso lhe dará energia para lutar sempre e em qualquer circunstância.  Alguns acreditam que motivação nasce com a pessoa, mas eu digo que motivação precisa ser adquirida por todos os empresários, e a maior motivação é a vida, a falta de dinheiro e a necessidade de sustentar sua família.

4) Apoio da família

A família é o berço, a base e o princípio de tudo. Nascemos, vivemos e morreremos em família. É importante que a família também conheça seus planos de ser empresário e o apoie, pois isso irá impulsioná-lo diariamente, principalmente quando houver algum problema no negócio, e possivelmente haverá algum obstáculo para ser superado. A família deverá conhecer cada detalhe do negócio, pois assim manterá solida a relação empresarial e familiar.

5) Determinação

Resistir em tempos de crise, incertezas e apuros é imprescindível para um empresário de sucesso e o empresário que não é determinado, sucumbe na primeira crise que acontecer em seu negócio.

6) Atitude vencedora

Para vencer em qualquer área é preciso enfrentar, pois sem enfrentamento não há vitória e sem vitória não se atinge o êxito. A atitude vencedora deve estar presente em cada um de nós em todas as fases para refletirmos e talvez, até mesmo para retrocedermos e recomeçarmos de uma forma correta. A atitude nos faz ir ao encontro de soluções, pois sem ela, interrompemos nossa caminhada.

7) Inteligência espiritual

A inteligência espiritual talvez seja a mais importante característica, pois envolve o invisível. Não me refiro aqui à religião ou crenças, e sim em acreditar naquilo que não se vê, mas que se sente. Tudo começa com o pensamento e se concretiza no material. Primeiro você deve se enxergar como um empresário bem-sucedido, enfrentando problemas, solucionando conflitos e só depois nascerá o empresário.  Recentemente uma corrente está apontando para esse, como fator vital de sucesso. A pouco tempo atrás o QI, quociente de inteligência era apontado como fator de sucesso, ao longo do tempo, percebeu-se que o QI deu lugar a IE, inteligência emocional, ou seja o quanto somos equilibrados em tempos de adversidade, mas a pouco tempo atrás, descobriu-se que a Inteligência espiritual é a forma mais preponderante nas pessoas de sucesso, pois acreditar, lutar pelo que  planejou e enxergou antes de nascer, é ter plena convicção do sucesso. Primeiro os olhos veem e depois tudo acontece, e se materializa.

Da mesma forma, cuide do que ouve e atualmente ouvimos muito de muitos e não raciocinamos muitas vezes, apenas processamos e incorporamos. Outro cuidado, é vigiar o que pensamos, pois o pensamento negativo, paralisa uma pessoa e cria uma situação de medo, apavoramento e estagnação.

E você, está preparado para empreender?